13/04/2023 às 10h51min - Atualizada em 17/04/2023 às 00h06min

Em comemoração ao Dia Mundial do Café professora da UniSul fala sobre os benefícios da bebida

Lídia Prando ensina também a fazer uma sobremesa com a fruta

SALA DA NOTÍCIA Adolfo Morais
Café em diferentes formas / Fonte: Banco de Imagens - Unsplash
Nesta sexta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Café, e o Brasil é o maior produtor e exportador da fruta no mundo. De acordo com Lídia Tiggemann Prando, professora adjunta da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, e doutora em engenharia de alimentos, os principais benefícios do consumo de cafeína incluem o favorecimento da capacidade de concentração, melhoria no desempenho de tarefas e exercícios físicos, melhoria no funcionamento do intestino e sintomas respiratórios, diminuição de cansaço e sonolência e até mesmo a reduzir os riscos de Parkinson e Alzheimer. Mas, alerta: o consumo elevado da bebida pode ser prejudicial para pessoas que possuem úlcera, gastrite ou sofrem com ataques de pânico e ansiedade.
Em comemoração à data, a professora ensina uma receita especial para os amantes da bebida: “O Tiramisù é uma sobremesa clássica italiana que leva o café em sua composição. Geralmente utilizamos o café passado e preparado com um sabor intenso, mas em contraste com o queijo mascarpone, o café apenas ressalta os demais sabores”, finaliza Lídia.
Receita de Tiramisù
Bolo com cobertura de chocolate    Descrição gerada automaticamente

Bolo com cobertura de chocolate Descrição gerada automaticamente


Legenda: Tiramisù, sobremesa derivada do café / Fonte: Banco de Imagens - Pixabay

Ingredientes e quantidade:
Vinho marsala seco – 25 ml
Biscoito savoiardi – 250 gramas
Cacau em pó – 35 gramas
Café em pó torrado e moído – 40 gramas
Mascarpone – 400 gramas
Açúcar reginado – 60 gramas
Ovo – 4 unidades

Modo de Preparo:
1 – Separar as claras das gemas de ovo.
2 – Bater as claras em neve firme.
3 – Numa tigela, bater as gemas com o açúcar até que o composto resulte claro, espumoso e liso.
4 – Juntar o Mascarpone com as gemas e, por último, as claras em neve.
5 – Fazer um café bem forte e, quando frio, acrescentar o Marsala.
6 – Mergulhar neste líquido as bolachas, duas a duas. O tempo de imersão depende do tipo de biscoito e de quanto se deseja molhar.
7 – Dispor os biscoitos num refratário, um ao lado do outro.
8 – Terminada a primeira camada, cobrir com o creme de Mascarpone e prosseguir fazendo camadas alternadas (por tradição, nunca mais que 3) até o fim de todos os ingredientes.
9 – Levar à geladeira por algumas horas.
10 – Antes de servir, pulverizar com cacau em pó.

Sobre a UniSul
Com 58 anos de história, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima desde 2021, conta com campi localizados em: Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Florianópolis-Centro, Florianópolis – Continente, Florianópolis –Ilha, Içara, Itajaí, Pedra Branca e Tubarão. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, e também uma das marcas empresariais mais lembradas da região, obteve conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio 70 cursos de graduação, 60 de nível especialização, além de quatro cursos de Mestrado, nas seguintes áreas: Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem, e quatro programas de Doutorado organizados pelas áreas de Administração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.
Informações para imprensa:
Emilly Moreira | Mayara Altebarmaquian
[email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp