13/04/2023 às 14h43min - Atualizada em 17/04/2023 às 00h08min

Sistema integrado de comunicação interna amplia a segurança de trabalhadores nos segmentos da indústria

Tecnologia previne acidentes e danos com instalação de avisos sonoros, operacionais e até telefones resistentes à explosões

SALA DA NOTÍCIA João Fellipe Ramos Cruz
Divulgação Schutterstock
 

São Paulo, 13 de abril de 2023 - A cada 49 segundos ocorre um acidente de trabalho no Brasil - aproximadamente 1.556 registros por dia -, de acordo com o último levantamento da Organização Mundial do Trabalho (OIT), de 2022. Em perspectivas mundiais, o Brasil é o segundo país com o maior número de mortes ocupacionais entre os participantes do G20, atrás apenas do México. Sem o investimento necessário em segurança e melhorias técnicas e estruturais, esses números podem continuar em níveis alarmantes e ainda trazer danos irreversíveis. 


Voltada sobretudo às necessidades da indústria siderúrgica, de refinaria e plataformas de petróleo, onde há presença de um grande número de trabalhadores, a SegurPro, empresa integradora de tecnologias voltada à segurança privada e especializada em vigilância patrimonial, desenvolve, implementa, comissiona e realiza manutenção de projetos de sistemas eletrônicos de segurança, incluindo Intercom (Public Address General AlarmPAGA), CFTV industrial, rede de dados e outros sistemas de telecomunicações.

O sistema Intercom conta com diferentes recursos de segurança, que são aplicados em casos emergenciais para auxiliar a busca ou evacuação de uma determinada área, ampliando a eficiência e produtividade das plantas industriais na atuação do processo preventivo de acidentes. “Toda a implementação precisa ser aliada à necessidade da indústria e, sobretudo, do trabalhador. Queremos evitar que um simples aviso de acidente enfrente falha de comunicação por equipamento não condizente com uma situação de risco”, comenta Régis Noronha – diretor de Transformação da SegurPro. 

 

No caso de vazamentos e incêndios em uma determinada empresa, é necessário que o local esteja equipado com sistemas eletrônicos integrados de comunicação, que podem envolver alarmes sonoros, visuais, chamadas em alta voz - tudo para avisar, em tempo real e para todo o contingente de trabalhadores, que uma operação de evacuação ou busca é necessária. Os equipamentos do Intercom são específicos para situações de alto nível de risco, já que podem operar mesmo em situações de altas temperaturas e até explosões, salinidade, vibração, poeira e intempéries de todos os tipos. Isso é essencial para que uma operação de salvamento, por exemplo, seja bem-sucedida e evite demais perdas sociais e econômicas, já que os equipamentos são adequados para funcionar em ambientes com atmosfera explosiva ou com alto grau de corrosão.

 

“Nossa expertise em segurança e tecnologia permite desenhar um projeto sob medida que resolva efetivamente a dor de clientes de setores diversos da indústria”, esclarece Regis. 

 

Cornetas, amplificadores, cabines telefônicas acústicas, luminárias de emergências, sensores e botões de alarmes, câmeras de alta resolução em inox e gravadores de imagens são alguns componentes de sistemas que melhoram a performance operacional em ambientes com grande nível de ruído e periculosidade, bem característico de uma planta industrial, seja ela Onshore ou Offshore. As soluções de Intercom e CFTV industrial   oferecidas pela SegurPro são desenhadas para atender às normas do Ministério de Trabalho, agências reguladoras, Marinha Internacional e planos de segurança (Safety Plan) de seus clientes. 

 

Independentemente de onde o cliente esteja instalado, a operação do sistema integrado de comunicação interna SegurPro pode ser conectada ao iSOC, maior Centro Operacional de Segurança da América Latina, localizado na capital paulistana, também próprio da SegurPro. O espaço une tecnologia de ponta com Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) no monitoramento de controle remoto de acesso, vigilância virtual reativa e ação contra intrusão. Ao todo, são mais de 500 operadores, 9 mil clientes atendidos, 2,1 milhões de alarmes monitorados por mês, mil controles de acesso operando 364 dias no ano, 24 horas por dia nos 13 iSOC da empresa no mundo.

 

Sobre a SegurPro:

 

A SegurPro oferece consultoria e tecnologia de ponta para prover soluções customizadas em segurança para atender qualquer tipo de cliente. Possui uma equipe de mais de 25 mil profissionais altamente capacitados, operando em todos os 26 estados brasileiros e atendendo clientes de todos os setores. É a única empresa de segurança em sua área de atuação que está presente em todo o território nacional. A SegurPro é o braço de segurança patrimonial do Grupo Prosegur no Brasil, referência global no setor de segurança privada que possui mais de 40 anos de expertise. 

 

Para mais informações, acesse o link

 

_______________________________________________________________________________

Contato à imprensa:

 

LLYC Brasil

E-mail: [email protected]

Telefone: (11) 3060-3390


 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp