17/04/2023 às 15h08min - Atualizada em 18/04/2023 às 00h06min

CCBB Educativo celebra o Dia dos Povos Indígenas em encontro aberto ao público com o historiador e urbanista Casé Angatu Xukuru Tupinambá

Convidado – indígena e morador da Aldeia Gwarini Taba Atã, no sul da Bahia – falará sobre o olhar decolonial para as populações indígenas, dia 22 de abril, com entrada franca, no CCBB SP

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Museu da Pessoa
Fazer o público refletir indigenamente de modo contracolonial sobre o chamado “Dia dos Povos Indígenas” (19 de abril), e também ponderar sobre como ainda é comemorado o chamado “Descobrimento do Brasil” (22/04/1500).

Estes serão os pontos de partida do encontro promovido pelo Programa Educativo do CCBB SP com o historiador e urbanista indígena Carlos José F. Santos ou Casé Angatu Xukuru Tupinambá, morador da Aldeia Gwarini Taba Atã - Território Tupinambá de Olivença, localizado no sul da Bahia. A atividade especial, intitulada “O Dia dos Povos Indígenas sob um Olhar Decolonial”, ocorrerá dia 22 de abril, sábado, a partir das 10h30, para marcar o Dia dos Povos Indígenas.

Invasão - Para muitos dos indígenas, o que ocorreu em 1500 foi o início das invasões europeias, dos genocídios e etnocídios, persistentes na atualidade. Porém, o momento também marca o início das resistências e re-existências dos Povos Originários que, por mais de quinhentos anos, caracterizam as identidades individuais e coletivas presentes na sociedade brasileira, apesar dos silenciamentos dos protagonismos indígenas.

Convidado - Carlos José F. Santos ou Casé Angatu Xukuru Tupinambá, indígena e morador da Aldeia Gwarini Taba Atã - Território Tupinambá de Olivença, no sul da Bahia. É historiador e Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo- FAU/USP e docente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC/Ilhéus-BA) e na Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/UFSB).

É autor dos livros: Nem tudo era italiano e pobreza, 1890-1915 (AnnaBlume, 2006); Identidade Urbana e Globalização - A formação dos múltiplos territórios em Guarulhos/SP (AnnaBlume/SIMPRO, 2006. Co-autor do artigo “Protagonistas Indígenas: (re(existências indígenas e indignidades”, com Ayara Tupinambá (Vanessa Rodrigues dos Santos), publicada no livro LEER- Índios no Brasil: Vida Cultura e Morte. Atualmente participa da Cátedra Indígena-LEER e do projeto Índios no Brasil, coordenado pelos Professores Dr. Guilherme Assis de Almeida e Maria Luiza Tucci Carneiro.

SERVIÇO
DIA DOS POVOS INDÍGENAS
Palestra: O dia dos Povos Indígenas sob um olhar decolonial – com Carlos José F. Santos ou Casé Angatu Xukuru Tupinambá

Dia: 22 de abril, sábado, às 10h30
Ingressos disponibilizados pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB com 1h de antecedência (mediante disponibilidade).

Serviço:
Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp