17/04/2023 às 17h45min - Atualizada em 18/04/2023 às 00h17min

Cerca de 500 estudantes já visitaram exposição de Odilla Mestriner no MARP

Escolas e instituições da cidade visitam a exposição 'Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz', aberta no MARP até o dia 6 de maio

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Alunos do 9º ano do Colégio Auxiliadora conhecem exposição de Odilla Mestriner (Foto: Renato Lopes)

Ribeirão Preto (SP), 17 de abril de 2023 – Com caderno e lápis nas mãos, olhos atentos e muita curiosidade, 35 alunos do 9º ano do Colégio Auxiliadora, de Ribeirão Preto, tiveram uma aula diferente no MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, fora da sala de aula. Os estudantes conheceram, nesta quinta-feira (13/4), a exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz", aberta até o próximo dia 6 de maio em comemoração aos 30 anos do museu.

Muitos deles não conheciam o trabalho da artista ribeirão-pretana que desenhou e pintou como autodidata até 1956, quando passou a ter aulas com Domenico Lazzarini na Escola de Artes de Ribeirão Preto. A professora de Artes do Colégio Auxiliadora há 35 anos, Sonia de Almeida Lara, acompanhou os estudantes durante a visita e classificou a atividade como essencial para o desenvolvimento social e criativo dos adolescentes. “A arte é vida, movimento e alegria. Nossa proposta hoje foi fazer com que os alunos consigam, em algum momento, enxergar o mundo através dos olhos da Odilla: como ela analisava a realidade e como ela criticava o consumo, a destruição da natureza; como traduzia o emocional das pessoas, as moradias. Isso tudo é um aprendizado”, destacou.

A experiência encantou a aluna de 14 anos, Giovana Montagnini. “A exposição está muito bonita e bem elaborada. Odilla é uma grande artista. Conseguimos perceber que todas suas obras possuem elementos simétricos, espelhados, com formas e cores mais terrosas”, analisou a estudante que, pela primeira vez, teve contato com o trabalho de Odilla Mestriner.

Para o aluno Natan Bergamini, 14 anos, todas as questões que a professora de Artes trabalhou em sala de aula, foram percebidas neste encontro com a obra da artista. “Como a simetria e as formas geométricas, tão características da artista. Foi um dia muito bom para aprendermos mais sobre seu trabalho e suas diversas formas da arte”.

“A exposição é uma rara oportunidade para rever a obra de uma das artistas mais originais do país e uma chance imperdível para as novas gerações conhecerem o trabalho desta mulher que, durante meio século, viu sua arte atravessar as fronteiras de Ribeirão Preto para ganhar o mundo”, lembra o empresário e colecionador, Paulo Sérgio Fabrino Ribeiro, um dos responsáveis pela exposição.

As visitas guiadas estão sendo realizadas semanalmente, sempre com agendamento prévio. No museu, os alunos são incentivados a pensar na produção da artista, o que facilita o entendimento da produção das obras, as técnicas utilizadas, seus traços e cores, criando na imaginação de cada grupo um pouco da vivência que a artista traz em seu repertório. Também conhecem mais sobre a produção atual de arte, denominada Arte Contemporânea. Ao final, os grupos visitam o ateliê (Educativo MARP) e, a partir da experiência que tiveram durante a atividade e interações, incluindo o repertório pessoal, produzem seus próprios desenhos.

Na próxima semana três novas visitas guiadas estão programadas:

  • Dia: 18/04 (terça feira) | 9h30 (PEI Francisco Junqueira da Cunha) – 40 alunos do 2º ano A
  • Dia: 19/04 (quarta-feira) | 9h30 (PEI Francisco Junqueira da Cunha) - 40 alunos do 2º ano B
  • Dia: 20/04 (quinta-feira) | 9h30 (PEI Francisco Junqueira da Cunha) - 40 alunos do 3º ano A e B

Odilla no MARP

A exposição "Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz" faz parte das comemorações das três décadas de criação do Museu de Arte de Ribeirão Preto. As 40 obras em exposição fazem parte do acervo dos colecionadores Paulo Sérgio Fabrino Ribeiro (empresário) e Rogerio Ruiz (médico cirurgião plástico), moradores em São Paulo e detentores de 170 trabalhos da artista.

Hoje, além das obras que fazem parte da coleção de Ribeiro&Ruiz, a arte de Odilla Mestriner está presente nos principais museus do país, entre eles MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAC - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo e MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto.

Sobre Odilla Mestriner

A ribeirão-pretana Odilla Mestriner nasceu em 18 de agosto de 1928 e faleceu em 10 de fevereiro de 2009. Desenhou e pintou como autodidata até 1956, quando passou a ter aulas com Domenico Lazzarini na Escola de Artes de Ribeirão Preto. Ao se encontrar com sua linguagem e forma de expressão principais, o desenho, passou a integrar os catálogos de diversos salões no Brasil e no exterior, incluindo edições da Bienal Internacional de São Paulo.

Ao longo de 50 anos de carreira nas artes, Odilla recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de “Melhor Desenhista de 1973”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, prêmio aquisição “Itamaraty”, na X Bienal Internacional de São Paulo e, em 2005, a bolsa-prêmio “The Pollock-Krasner Fundation”, de Nova York.

A exposição “Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz” é uma realização do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, com apoio institucional da AAMARP – Associação de Amigos do MARP e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A curadoria da exposição é de Nilton Campos e o texto do catálogo é de autoria de Tadeu Chiarelli.

SERVIÇO

O que: Exposição Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz aberta ao público e também com visitas guiadas por agendamento de escolas.
Onde: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323, Centro, Ribeirão Preto – SP
Informações: (16) 3635-2421
Visitação aberta ao público:
Quando: Até 6 de maio
De terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30.
Aos sábados: nos dias 15/04, 29/04 e 06/05, das 9h às 15h.
Obs.: No dia 21/04, o museu estará fechado.

Atendimento à Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada
(16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 ([email protected])
Luciana Grili (16) 99152 2707 ([email protected])
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 ([email protected])


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp