17/04/2023 às 17h08min - Atualizada em 19/04/2023 às 00h00min

Perspectivas do setor de embalagens reutilizáveis ​​para 2023

Como as embalagens reutilizáveis ​​para cadeias de suprimentos são essenciais para os negócios hoje

SALA DA NOTÍCIA Daniela Nucci
Divulgação

No mundo das embalagens plásticas, a estratégia de reúso não é novidade, especialmente entre empresas (business-to-business), onde as caixas e paletes são comumente reutilizados, resultando em economias significativas a longo prazo, tanto em termos de capital quanto de recursos naturais. 

Porém, a alta demanda por alternativas que contribuam para amenizar os problemas de embalagens de uso único também tem estimulado a busca por soluções inovadoras de embalagens reutilizáveis entre empresas e clientes.

Desta maneira, os materiais de alta qualidade devem permanecer em circulação na economia e incentivar inovações sistemáticas em toda a cadeia produtiva as quais podem resultar em redução de custos com logística e produção, beneficiando os consumidores de experiências superiores e personalizadas de consumo, custos reduzidos de aquisição, programas de fidelidade e redução de resíduos domésticos. 

Focada na economia circular e na preservação do meio ambiente, a Ecoboxes desenvolve caixas e pallets carbono zero com a utilização de resíduos (saquinhos de salgadinho), PP reciclado e o aditivo UBQ que permitem, não somente fechar o ciclo de economia circular, como também zerar a emissão de carbono para sua produção.

“Com nossas ações ecológicas e sustentáveis,  economizamos cerca de 3.600 toneladas de matéria prima reciclada, com crédito de 19.824 toneladas de CO2. Isso equivale ao plantio de 690 mil árvores. Mais de 12 mil kg de resíduos serão retornados de aterros sanitários e transformados em material útil”, explica a coordenadora comercial e de marketing, Denise Beck Cardoso.

Neste cenário, este trabalho apresenta o atual estado da arte em pesquisa e desenvolvimento de embalagens reutilizáveis, com ênfase no mercado de produtos de consumo de alto giro, tomando por base os dados obtidos por meio de ações sustentáveis, logística reversa, reciclagem, mecânica para uma economia circular de embalagens centrada na estratégia de reúso. 

“A Ecoboxes é comprometida em ajudar nossos clientes em sua jornada rumo à emissão zero, e nosso foco nas soluções avançadas para reciclagem de plásticos é um passo significativo em direção a esse objetivo”, ressalta Denise.

Segundo a coordenadora, a reciclagem de caixas e paletes, em PP, impede seu acúmulo em aterros sanitários, gasta menos energia, gera renda e diminui o consumo de recursos naturais. Além disso, há leis que determinam responsabilidades e preveem penalidades para quem negligencia seu cumprimento.

“Nós recolhemos caixas plásticas usadas ou danificadas e, após a limpeza, moagem, lavagem e secagem, elas estão prontas para serem remodeladas e reutilizadas, sem poluição e sem desperdício. A cada cinco caixas que o cliente devolve, ele ganha uma nova”, finaliza Denise.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp