18/04/2023 às 09h32min - Atualizada em 19/04/2023 às 00h01min

Mito ou verdade: café escurece os dentes?

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Café, a odontóloga Márcia Luz explica como consumir a bebida sem afetar a estética do sorriso

SALA DA NOTÍCIA Kasane Comunicação Corporativa
Imagem ilustrativa
O café é uma bebida que está incluída nos hábitos diários dos brasileiros. Além da questão cultural e social, trata-se de um estimulante que ajuda a manter os olhos abertos até o fim do dia. O problema está no fato de que o consumo do café muitas vezes é associado ao escurecimento dos dentes e a uma consequente alteração do sorriso, o que pode causar efeitos negativos para a estética das pessoas. Contudo, no mês em que se celebra o Dia Mundial do café – assinalado no dia 14 de abril –, a odontóloga especialista em Endodontia Microscópica Márcia Luz avisa que é possível beber café sem se preocupar tanto. Ela esclarece que apesar da pigmentação do esmalte realmente ocorrer, em razão do consumo diário, é possível fazer uso da bebida de forma a minimizar esse dano.

De acordo com ela, todo e qualquer alimento ou líquido que for consumido possui o potencial de pigmentar os dentes. “Então, não só o café, mas também o vinho, o açafrão e tudo o que tiver corante, vai manchar os dentes. No entanto, se for feita uma correta higienização, a mancha não ficará impregnada na superfície do dente”, explica. Márcia acrescenta ainda que o alto consumo também está associado ao escurecimento dos dentes. Portanto, ela orienta que a escovação seja realizada logo após a ingestão de bebida, com disciplina e periodicidade, e que as pessoas considerem reduzir a quantidade de vezes em que tomam um cafezinho ao longo do dia, para que a pigmentação não ocorra de forma considerável.

Márcia Luz chama atenção também para outro fator importante: o açúcar. “Por existir essa cultura de café, muitas vezes adoçado, todos os dias pela manhã, começa-se a ingerir uma quantidade alta de açúcar. Isso faz com que o pH da saliva – que é o parâmetro de mensuração de acidez e alcalinidade – fique alterado, o que pode aumentar o índice de cárie”, alerta. Além disso, o consumo diário do açúcar pode favorecer o desenvolvimento do diabetes. “O paciente diabético descompensado tem a circulação da região gengival dificultada, isso faz com que ele tenha maiores problemas periodontais e uma cicatrização prejudicada”, avisa.

Clareamento

A pigmentação dos dentes traz ainda preocupação com relação aos métodos de clareamento dental. “É muito importante dizer que os processos de clarear e pigmentar somente ocorrem em dentes naturais. Dentes com reabilitações estéticas de porcelana sofrem escurecimento de forma diferente, em consequência da alteração da estrutura do material. Sendo assim, se for realizado um procedimento estético em apenas alguns dentes, haverá alteração de cores dos demais e isso vai gerar desconforto com relação à estética”, explica. Por essa razão, Márcia orienta que antes de fazer um tratamento estético como o clareamento, é essencial pensar nos próprios hábitos alimentares e de higiene, e também se o paciente tem a intenção de fazer a reabilitação estética com porcelana, para considerar estender para todos os dentes posteriores e, assim, padronizar melhor a cor.

Quanto aos métodos de clareamento, ela enumera dois: o caseiro e o que é feito a laser em consultório. Segundo a odontóloga, os dois são igualmente eficazes, havendo diferença, apenas, quanto ao tempo de tratamento e o controle realizado pelo profissional. “Em casa, às vezes, o paciente não usa direito, não coloca a quantidade do produto adequada ou encosta os produtos na gengiva. Enfim, dentro do consultório, podemos ter um maior controle e maior previsibilidade do tratamento, tornando-o, portanto, mais rápido e preciso. Porém, se o paciente fizer o uso correto em casa, também vai conseguir chegar ao objetivo”, garante.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp