17/04/2023 às 19h12min - Atualizada em 19/04/2023 às 00h03min

Governo de SP celebra 47 anos da Defesa Civil no Palácio dos Bandeirantes

Cerimônia com a participação do governador Tarcísio de Freitas homenageia profissionais que atuaram em São Sebastião e em missão na Turquia

SALA DA NOTÍCIA Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/sala-de-imprensa/release/governo-de-sp-celebra-47-anos-da-defesa-civil-no-palacio-dos-bandeirantes/

O Governo de São Paulo promoveu nesta segunda-feira (17) uma solenidade em celebração aos 47 anos de atuação da Defesa Civil do Estado. A cerimônia teve a participação do governador Tarcísio de Freitas e da primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, em caráter de valorização e agradecimento a profissionais e voluntários que atuaram nas grandes operações de apoio a vítimas das chuvas em São Sebastião, além de um resgate na região de Sorocaba e da missão humanitária enviada à Turquia após um terremoto devastador no início do ano.

“A cada dia que passa, eu admiro mais os integrantes do nosso Sistema de Proteção e Defesa Civil, essa turma de colete laranja a quem eu quero pedir uma grande salva de palmas”, afirmou o governador em discurso. “O que eu tenho visto é um profissionalismo muito grande, um profissionalismo gigante, excelência técnica e dedicação. Horas de trabalho fora do expediente e uma vontade muito grande de estar atento ao que está acontecendo em relação a novas tecnologias para emitir alertas à população e trabalhar em coordenação com as Defesas Civis Municipais. É um time que topou se doar e fazer a diferença”, acrescentou Tarcísio.

A atuação da Defesa Civil em 2023 foi ainda mais importante com o trabalho de resgate e salvamento após as chuvas extremas no Litoral Norte durante o carnaval. O maior temporal já registrado no país deixou um rastro de mortes e destruição em São Sebastião, mas a resposta imediata do Governo de São Paulo ajudou a retirar mais de mil pessoas das áreas de risco, ação em que os agentes da Defesa Civil foram decisivos para proteger vidas e auxiliar a cidade a restabelecer serviços essenciais.

Poucas semanas antes, a Defesa Civil do Estado enviava à Turquia oficiais e bombeiros com experiência em atendimento em crises humanitárias para buscas e resgates de vítimas do terremoto, que também atingiu parte da Síria. Os agentes paulistas se juntaram a outros profissionais brasileiros que também ajudaram a instalar a população afetada pelos tremores em abrigos e na distribuição de água, alimentos e medicamentos.

As inovações para resposta a grandes catástrofes e prevenção de acidentes também fazem parte do cotidiano da Defesa Civil de São Paulo. A instituição está elaborando e implementando uma série de medidas emergenciais e também de longo prazo para mitigar impactos de desastres. Um grupo de trabalho atua na modernização do sistema de monitoramento meteorológico de São Paulo, instalação de sirenes em áreas de risco e aprimoramento do sistema de alertas por meio de telefones celulares.

A instituição ainda foi responsável pelo investimento de R$ 41 milhões, em 2023, para convênios de obras preventivas e de recuperação em municípios paulistas. E também assinou outros 48 acordos para oferecer novos equipamentos e veículos às Defesas Civis Municipais – com 412 cidades já atendidas, a meta é equipar todos os 645 municípios até o final deste ano.

Criada em 9 de fevereiro de 1976, a Defesa Civil do Estado de São Paulo desempenha um papel imprescindível para toda a população paulista em situações de desastres naturais ou decorrentes de intervenção humana. Por meio de um centro de gerenciamento de emergências, a Defesa Civil monitora as condições climáticas e emite alertas em todas as regiões do estado, inclusive para risco de incêndios nos períodos de estiagem.

“A essência da Defesa Civil, de ajuda humanitária, de você ajudar as pessoas é uma coisa que faz parte da nossa vida. É estar 24 horas à disposição”, completou o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira.

O post Governo de SP celebra 47 anos da Defesa Civil no Palácio dos Bandeirantes apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp