19/04/2023 às 18h50min - Atualizada em 21/04/2023 às 00h04min

Adoção consciente de cães é no Raposo Shopping

No Brasil, estima-se que 185 mil animais foram abandonados ou resgatados após maus-tratos. O evento é uma excelente oportunidade para levar um amiguinho peludo para casa e contribuir para minimizar a questão.

SALA DA NOTÍCIA Paula Caires
Divulgação

Estima-se que a relação dos animais com os seres humanos começou há mais de 20 mil anos, sendo a canina a primeira espécie a ser domesticada. O contato com eles proporciona desenvolvimento emocional, estímulos cerebrais, momentos felizes e muito mais. Embora sejam comprovados esses diversos benefícios em ter um pet, o Brasil possui cerca de 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de organizações não-governamentais (ONGs) e grupos de protetores. Desse total, 60% foram resgatados após maus-tratos e 40% são frutos de abandonos, segundo dados do Instituto Pet Brasil (IBP). 

Ainda que a fiscalização não tenha sido tão efetiva ao longo dos anos, a legislação que aborda sobre maus-tratos aos animais é relativamente antiga. A Lei 9.605/98, artigo 32, prevê três meses a um ano de detenção para quem comete o crime de maus-tratos aos animais. Recentemente, a pena para violência contra cães e gatos aumentou para 2 a 5 anos de prisão. Se o crime causar a morte do animal, a pena é ampliada de um sexto a um terço. 

Com o objetivo de estimular a adoção responsável e consciente, contribuindo para minimizar os efeitos desse cenário, o Raposo Shopping realiza uma nova edição da feira de adoção de cães, no dia 22 de abril, das 11h às 17h, em parceria com a ONG Vira Lata Vira Amigos, que, desde 2012, dedica-se a atividades de proteção, ajuda e procura de lares para doguinhos da Grande São Paulo. 

Em média, são levados ao evento cinco cães de portes variados, totalmente sociáveis, vermifugados, vacinados e castrados. Além disso, todos os animais passam periodicamente por consulta com médico veterinário, o que garante a saúde e o bem-estar dos cães para ganharem um novo lar. Para adotar um animal é necessário ser maior de 21 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência no mesmo nome, ser submetido a uma entrevista com a ONG e assinar o termo de adoção.

O evento será promovido no Cantinho Pet, espaço gratuito instalado no Piso São Paulo do empreendimento que, desde agosto de 2022, disponibiliza diversos brinquedos e obstáculos para os cachorros gastarem energia e se divertirem, todos os dias, durante o horário de funcionamento do Shopping. Para aproveitar o local, basta que os animais estejam vacinados, vermifugados e com o controle de pulgas e carrapatos em dia. É recomendado também que os tutores não levem ração ou outros alimentos, recolham as fezes (serão fornecidos sacos plásticos), não levem cadelas no cio e mantenham sempre o pet ao alcance de sua visão. Além disso, pela Lei nº 11.531 de 11 de novembro de 2003, cães das raças pitbull, fila, doberman, rottweiler, mastim napolitano e american starffordshire terrier, obrigatoriamente, devem ser conduzidos com o uso de coleira, guia curta, enforcador e focinheira, apropriados para a tipologia racial de cada animal.

“Com esses eventos de adoção queremos cada vez mais conscientizar os tutores que os animais não são descartáveis, devem ser adotados com total ciência de que têm um tempo de vida de no mínimo 10 anos. E ainda, que são seres que demandam cuidados essenciais para que eles tenham uma vida saudável”, comenta Amanda Gomes, coordenadora de Marketing do Raposo Shopping.

A fim de proporcionar maior comodidade ao público, o Raposo Shopping oferece estacionamento gratuito de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 12h até às 14h30, com consumação mínima de R$ 35 nas lojas de alimentação.

Serviço: Feira de Adoção de Cães
Onde: Cantinho Pet - Piso São Paulo do Raposo Shopping - Rod Raposo Tavares, km 14,5 – São Paulo/SP 
Quando: dia 22 de abril, das 11h às 17h
Quanto: gratuito
Classificação: livre

Mais informações em www.rapososhopping.com.br ou pelo telefone (11) 3732-5002


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp