20/04/2023 às 09h38min - Atualizada em 23/04/2023 às 00h07min

Novidade na área: vacina nonavalente contra o HPV

O HPV está envolvido em quase 100% dos casos de câncer de colo do útero

SALA DA NOTÍCIA Heverson Bayer
http://iop.com.br
Freepik.

Cerca de 30 mil brasileiros são diagnosticados anualmente com algum tipo de tumor, como o câncer de colo de útero, vulva, vagina, reto, pênis, cabeça e pescoço (boca e garganta). A vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) é considerada a principal forma de prevenção no combate de alguns desses tumores, principalmente colo do útero.

Estará disponível no mercado brasileiro a Gardasil 9, a vacina nonavalente contra o HPV.  Indicada para meninos e meninas, homens e mulheres –  de 9 a 45 anos –, a vacina protege contra os quatro genótipos já contidos em Gardasil (6, 11, 16 e 18) e contra cinco adicionais (31, 33, 45, 52, 58). 

Para a oncologista clínica Rosane do Rocio Johnsson, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, “O HPV está envolvido em quase 100% dos casos de câncer de colo do útero, que anualmente acomete 600 mil mulheres no mundo e mata mais de 300 mil. O vírus pode causar, ainda, câncer de vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. Mesmo com tamanha importância, a cobertura vacinal do HPV no Brasil ainda está muito abaixo do necessário: apenas 57% nas meninas e 39% nos meninos, enquanto o ideal é no mínimo 90%. A pesquisa e o desenvolvimento de vacinas contra o HPV, capazes tanto de ampliar o espectro de proteção contra outros tipos de HPV, como de auxiliar no tratamento de pacientes já infectados, demonstram um avanço significativo para, principalmente, a erradicação do câncer de colo uterino. É preciso incentivar e esclarecer a população sobre os benefícios que a vacina pode trazer”, ressalta.

No momento, a vacina nonavalente está disponível em clínicas e consultórios particulares de todo o país.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp