24/04/2023 às 10h45min - Atualizada em 25/04/2023 às 00h02min

Data alerta para a prevenção e combate à hipertensão arterial

SALA DA NOTÍCIA SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de brasileiros adultos que sofrem com a hipertensão arterial (pressão alta) aumentou 3,7% em 15 anos e chegou a 26,3%, em 2021. Para alertar a população sobre os perigos e consequências da doença, em 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.

O cardiologista Dionisio Yaya Chumpitaz, da Santa Casa de Mauá, alerta que a doença é hereditária ou decorrente de maus hábitos.  “A pressão alta atinge homens e mulheres de qualquer idade, compromete as artérias por meio de um estreitamento e sobrecarrega o coração, que precisa fazer mais força para bombear o sangue. Desta forma o coração fica dilatado e as artérias danificadas, o que facilita a ocorrência de ataques cardíacos, derrames cerebrais (AVC), infarto agudo do miocárdio, doença renal crônica, hipertrofia do músculo do coração e arritmia cardíaca”. 

Uma pressão considerada normal é 120 por 80 e os hipertensos têm pressão igual ou maior que 140 por 90. “A hipertensão é silenciosa e por isso é importante fazer a sua medição regularmente. Alguns sintomas como tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta”, explica o cardiologista.

A obesidade, o sedentarismo, o tabagismo, o alcoolismo, o estresse e os hábitos alimentares inadequados são os principais fatores de risco para o aumento da pressão arterial e o tratamento deve ser feito por meio da correção de hábitos alimentares e prática de exercícios físicos. Em alguns casos, é necessário que o paciente faça uso de medicamentos após passar por consulta com um especialista para o diagnóstico e tratamento adequado.

Algumas dicas podem colaborar para a prevenção e controle da pressão arterial, como: redução no uso de sal no preparo dos alimentos; evitar os alimentos gordurosos, industrializados e embutidos, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar. Adotar um estilo de vida saudável também pode ajudar na prevenção, além de consumir mais frutas, legumes e hortaliças, dormir bem e evitar situações de estresse.

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300.  https://santacasamaua.org.br/ 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp