24/04/2023 às 12h04min - Atualizada em 25/04/2023 às 00h09min

Estado de São Paulo terá capacitação gratuita em gestão integrada de resíduos sólidos, nos dias 25 e 26 deste mês

Oferecido pela Recicla Latas, o curso é voltado para gestores públicos dos 645 municípios paulistas

SALA DA NOTÍCIA Recicla Latas
https://www.reciclalatas.com.br/
Divulgação
 

A Recicla Latas, entidade responsável pelo programa de aperfeiçoamento da reciclagem da latinha, realizará, nos dias 25 e 26 de abril,  um curso de capacitação gratuito para os gestores públicos dos 645 municípios do estado sobre gestão integrada de resíduos. O objetivo é fomentar a implementação de políticas públicas, o aumento da eficiência para aprimoramento da infraestrutura recicladora, os índices de reciclagem, o engajamento dos gestores públicos e a conscientização ambiental da população para reciclagem no Estado de São Paulo.

 

A programação terá início às 9h e segue até o meio-dia com módulos sobre a Política Nacional de Resíduos, o papel do Ministério Público no cumprimento da legislação sobre resíduos, o panorama atual sobre a Gestão de Resíduos no estado de SP e debate. No dia seguinte, os temas serão: Desafios e Oportunidades para os Municípios na Gestão de Resíduos; Projeto na Gestão de Resíduos na cidade de São Paulo; e um novo debate. 

 

O curso é realizado em parceria com a SP Regula, o Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, a Frente Nacional de Prefeitos, e a startup Polen.
 

Além de Renato Paquet, ecólogo e secretário executivo da Recicla Latas, estarão presentes: 

José Valverde - Mestre em Direito Ambiental; Sidnei Aranha do Fórum Nacional de Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos; Mauro Haddad da SP Regula e Renata Vilarinho - Diretora de Parcerias Estratégicas da startup Polen. De acordo com Paquet, as capacitações realizadas com gestores municipais têm papel fundamental para a revolução na pauta de ESG dentro do setor público e seu aprimoramento. 

 

“Para termos mudanças em larga escala na gestão pública, no que diz respeito a pauta de ESG, logística reversa e gestão de resíduos sólidos, precisamos aprimorar o conhecimento técnico do meio público e mostrar a esses gestores a importância da aplicação dos planos municipais de gestão integrada de resíduos. Fazendo esse trabalho, olhando para cada município do nosso Brasil, nossa missão estará cumprida e os conceitos de economia circular serão espalhados mais facilmente", destaca Paquet.

 

Essa será a primeira capacitação da Recicla Latas em 2023. No ano passado, a entidade gestora realizou a capacitação de 394 gestores públicos em três estados brasileiros - Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

 

Para se inscrever e garantir a sua vaga, basta acessar o site www.sympla.com.br e preencher os dados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp