24/04/2023 às 15h05min - Atualizada em 25/04/2023 às 00h13min

Após o ‘boom’ em procura por aulas remota, franquia de cursos profissionalizantes registra alta demanda pelo ensino presencial

A pandemia fez com que a Via Certa Educação Profissional se adaptasse ao ensino online, hoje, porém, a rede conta com 85% dos seus alunos no ensino presencial

SALA DA NOTÍCIA Elaine Rodrigues
 

Muitas pessoas foram surpreendidas pelas mudanças que a pandemia de Covid-19 impôs ao mundo. Isso, pelo fato de que a maneira de trabalhar e conduzir um negócio ganhou novas regras, impondo que os empresários fizessem adaptações nos seus respectivos empreendimentos para não correr o risco de ter que fechar as portas.

 

Os negócios que conseguiram resistir ao início da crise sanitária também se adaptaram de maneira ágil, se organizando para o novo ‘normal’. De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 31% das empresas brasileiras mudaram o funcionamento e fizeram adequações para manter a saúde financeira.

 

Dessa maneira, após os testes e as validações aos novos processos, os negócios foram inserindo essas novas medidas de forma ordenada e organizada. E esse, foi justamente o caso da Via Certa Educação Profissional – marca com atuação no mercado de cursos profissionalizantes - que se adaptou ao momento com um novo modelo de atendimento e obteve um grande sucesso.

 

“Assim que a pandemia começou nós passamos a fazer várias alterações na rede para continuar atendendo nossos alunos com eficiência. Desse modo, transformamos nossos cursos presenciais em on-line. De uma maneira muito rápida e surpreendente vimos o engajamento de todos para se profissionalizar”, comenta o diretor executivo da rede, Décio Marchi. 

 

Mudança para o online

 

As aulas remotas já existiam há algum tempo, porém com o agravante da pandemia, houve uma aceleração nesse processo de informatização em todos os tipos de ensino, inclusive os de ensino profissionalizante. Esse movimento desmistificou o fato de que estudar remotamente não conta com a mesma qualidade do que as aulas presenciais.

 

“Vivemos cinco meses de muito estudo para encontrar a melhor alternativa aos nossos franqueados e os alunos, até que chegamos ao Sistema Flex. Essa opção possibilita ao estudante escolher se ele irá fazer as aulas da plataforma 100% online, se irá até a unidade da Via Certa ou também se irá realizar seus estudos uma parte online e a outra na escola, o deixando totalmente livre para fazer sua escolha”, salienta Décio.

 

Além disso, Marchi ressalta que durante esse período ele notou que os antigos alunos se empenharam ainda mais para concluir o curso e a rede também passou a receber um elevado número de matrículas. “Através desse cenário nós registramos um aumento de 50% na demanda em todas as unidades.”

 

A retomada do presencial

 

Com o Sistema Flex a Via Certa conseguiu trazer ao negócio um modelo que foi muito bem aceito durante o período mais complicado da pandemia, fazendo com que a saúde financeira da franquia continuasse boa. Porém, com o fim das restrições, o ensino presencial voltou com a sua força de antes.

 

“O Sistema Flex foi essencial para que pudéssemos passar por um dos momentos mais delicados que o mundo viveu sanitariamente e economicamente. Além disso, ele foi incluído de maneira fixa no nosso plano de estudos, fazendo com que o aluno decida como irá estudar”, conta Décio.

 

Apesar disso, o diretor executivo da franquia de cursos profissionalizantes afirma que hoje a maior procura é pelo presencial. “Em toda rede estamos com 85% de alunos no presencial, além de estarmos registrando recordes de matrículas.”

 

Somente em janeiro deste ano a rede fechou 2.672 matrículas, equivalente a um aumento na casa de 800 novas matrículas, comparado ao mesmo mês de 2022.

 

Cursos requisitados

Algumas empresas exigem alguns cursos específicos na hora de fazer contratação. Desse modo, os negócios que necessitam de atendimento ao cliente, que conta com área de vendas, tecnologia e saúde, são os setores que necessitam de trabalhadores com qualificações. 

 

“Em toda franquia nós identificamos que os cursos que mais tiveram procura neste início de 2023 foram os de informática e tecnologia, gestão empresarial, auxiliar veterinário, atendente de farmácia e cuidador de idosos”, afirma Marchi.

 

Atualmente, a Via Certa conta com mais de 40 cursos voltados para as áreas de Administração e Vendas; Beleza e Estética; Gastronomia; Idiomas; Indústria e Energia; Informática e Tecnologia; Reforço Escolar e Saúde.

 

Sobre a Via Certa Educação Profissional

A Via Certa Educação Profissional é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 40 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são 50 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$ 101.450,00 na modalidade física. www.viacertacursos.com.br/

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicação[email protected]

Renata Brito - (17) 9 9107-4530 – [email protected]

Leonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – [email protected] 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp