25/04/2023 às 14h48min - Atualizada em 26/04/2023 às 00h02min

“Todos contra as arboviroses”: Una promove ações de combate a dengue, chikungunya, zika e outras doenças em Conselheiro Lafaiete

Projeto realizado pelos cursos de Saúde da Una busca conscientizar a população sobre enfermidades causadas por mosquitos hematófagos na cidade, levando à profilaxia e ao controle das doenças.

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Ortiz | Rede Comunicação
Integrantes do projeto entregam panfletos à população e exibem faixas de conscientização para motoristas parados nos semáforos. Foto: Acervo pessoal da Una.
A Una – que integra o Ecossistema Ânima –, em parceria com a Polícia Militar e a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta semana, o projeto “Todos contra as arboviroses”, em Conselheiro Lafaiete. As arboviroses são doenças causadas pelo arbovírus, um vírus transmitido, principalmente, por mosquitos que se alimentam de sangue. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O projeto “Todos contra as arboviroses” tem os objetivos de conscientizar a população sobre o combate às arboviroses, por meio de entrega de panfletos e exibição de faixas informativas para motoristas parados nos semáforos, e de possibilitar a compreensão dos aspectos clínicos e laboratoriais das principais arboviroses transmitidas no Brasil aos alunos dos cursos de Biomedicina e Odontologia da Una. Os estudantes também realizarão, em maio, o monitoramento de focos criadouros do vetor em Lafaiete, junto com outras instituições.

Para o coordenador do projeto e professor dos cursos de Saúde da Una, Cézar Augusto Vilela da Silva, as ações de conscientização são essenciais para profilaxia e controle das doenças. “A nossa base é a educação em saúde, por isso, as ações do projeto focam em conscientizar a população sobre o controle das arboviroses e educar a população para monitorar e eliminar os focos de reprodução do mosquito – especialmente itens com água parada, como pneus e garrafas”.

Outra finalidade do projeto é auxiliar no combate à a epidemia de dengue vivenciada em Conselheiro Lafaiete – que registrou crescimento dos casos de notificações durante o mês de março, com aumento de 100% de casos entre uma semana e outra, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. A eliminação de criadouros de mosquitos é a única maneira de evitar a proliferação da doença.

Sobre a Una
Com mais de 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima - maior e mais inovador ecossistema de qualidade de ensino do Brasil, oferece mais de 130 opções de cursos de graduação. Foi destaque na edição 2022 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal ‘O Estado de São Paulo’, com diversos cursos estrelados em 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade, além de infraestrutura e laboratórios de ponta, corpo docente altamente qualificado e projeto acadêmico diferenciado com uso de metodologias ativas de ensino. A Una também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos de educação.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp