27/04/2023 às 11h03min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h01min

Exposição de Odilla Mestriner promove lançamento de livro no MARP

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
O lançamento do livro “Lunação – efemérides, experimentos oraculares, sonhos, notas de caso”, uma obra experimental que combina oráculo e arte, será realizado no próximo sábado (29/04), às 10h, no Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. O evento é mais uma atividade paralela da exposição "Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz", aberta ao público até 6 de maio no MARP. As vagas para participar da atividade são limitadas e as inscrições gratuitas devem ser feitas previamente pelo telefone (16) 3635-2421 ou pelo e-mail [email protected]. A distribuição do livro está limitada aos 25 primeiros inscritos.

Escrito pela artista Faetusa Tirzah, o livro foi criado a partir de um ciclo lunar de 29 dias, incluindo estudos de mapas, aspectos planetários, notas de caso e desenhos-leituras-escritas oraculares organizados em um diário. Durante o lançamento, haverá leituras e uma convocação do céu de Odilla Mestriner, incluindo seu mapa astrológico e signos revisitados. “Na atividade de sábado, vou fazer uma leitura poética do mapa natal de Odilla, associando a escritos do livro. O lançamento é, na verdade, uma experiência. Vamos trabalhar juntos como pode se dar o oráculo como leitura de mundos e dispositivo de criação de imagens e de textos”, explica Faetusa que, primeiro, conheceu a artista por meio de seu mapa astrológico para, depois, conhecer suas obras. “Foi quando tive a surpresa de ver que ela havia produzido, em sua obra, todos os signos do zodíaco”, completa a artista.

A publicação faz parte da editora Biblioteca-Floresta, com o selo Biblioteca Ausente, da artista Simone Moraes. A editora busca promover e disponibilizar um acervo bibliográfico de mulheres, além de fomentar a leitura e discussão sobre a produção literária feminina.

Faetusa Tirzah é artista visual, oraculista e arquiteta, graduada pela Universidade Estadual de Londrina, e investiga o oráculo como sistema de leitura de mundos e dispositivo de criação de textos e imagens desde 2016. Simone Moraes, artista visual graduada em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade de Ribeirão Preto, realiza trabalhos a partir de vínculos entre processos artísticos, conhecimentos ancestrais e pesquisas de base científica sobre o meio ambiente.

Sobre a exposição

"Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz" faz parte das comemorações das três décadas de criação do Museu de Arte de Ribeirão Preto. As quarenta obras em exposição fazem parte do acervo dos colecionadores Paulo Sérgio Fabrino Ribeiro (empresário) e Rogerio Ruiz (médico cirurgião plástico), moradores em São Paulo e detentores de 170 trabalhos da artista.

A mostra é uma realização do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi, Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, com apoio institucional da AAMARP – Associação de Amigos do MARP e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. 

Sobre Odilla Mestriner

A ribeirão-pretana Odilla Mestriner nasceu em 18 de agosto de 1928 e faleceu em 10 de fevereiro de 2009. Desenhou e pintou como autodidata até 1956, quando passou a ter aulas com Domenico Lazzarini na Escola de Artes de Ribeirão Preto. Ao se encontrar com sua linguagem e forma de expressão principais, o desenho, passou a integrar os catálogos de diversos salões no Brasil e no exterior, incluindo edições da Bienal Internacional de São Paulo.

Ao longo de 50 anos de carreira nas artes, Odilla recebeu inúmeros prêmios, entre eles o de “Melhor Desenhista de 1973”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, prêmio aquisição “Itamaraty”, na X Bienal Internacional de São Paulo e, em 2005, a bolsa-prêmio “The Pollock-Krasner Fundation”, de Nova York.

SERVIÇO
O que: Lançamento do livro “Lunação – efemérides, experimentos oraculares, sonhos, notas de caso”,
Quando: 29 de abril (sábado), a partir das 10h
Onde: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323, Centro, Ribeirão Preto – SP
Informações e inscrições: (16) 3635-2421 / [email protected]
Vagas gratuitas e limitadas
Distribuição do livro aos 25 primeiros inscritos

Exposição Odilla Mestriner e a Coleção Ribeiro&Ruiz
Visitação aberta ao público: De 22 de março a 6 de maio
De terça a sexta, das 9h30 às 12h e das 13h às 17h30
Aos sábados, das 9h às 15h

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp