27/04/2023 às 17h23min - Atualizada em 28/04/2023 às 00h05min

Florianópolis é líder em geração de energia solar no país

Cidade é a que mais possui usinas de energia solar no país na classe de geração distribuída

SALA DA NOTÍCIA Divulgação
divulgação
Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL, Florianópolis é o município brasileiro que mais produz energia solar na categoria de Geração Distribuída (GD), ou seja, o próprio consumidor gera a sua energia, sem depender de uma concessionária. A cidade tem mais de 660 MW (megawatts) de potência instalada e é responsável por 45% de toda geração de energia solar no estado. Além disso, a segunda cidade na lista, Brasília, é 3 vezes menor em produção de energia solar do que a capital catarinense.

O Sul é a segunda maior produtora de energia solar do país, sendo responsável por 4 GW de potência instalada, com a presença de mais de 379 mil usinas solares. Santa Catarina é responsável por 26% de toda a produção de energia solar da região. O estado também o quinto maior nacionalmente:

A geração distribuída no estado teve um aumento recorde de mais 300% entre 2021 e 2022. Túlio Fonseca, CEO da Energy Brasil, líder no setor de franquias solares no Brasil, explica que o aumento da demanda por energia solar em Santa Catarina é devido ao encarecimento das contas de energia elétrica na região. “O estado é muito grande e vemos que tem um potencial gigante para, em breve, liderar a corrida por energia renovável no país”, comentou.

Segundo Gustavo Nassif, diretor da Itsun, braço de engenharia da Energy Brasil, a demanda por projetos na região teve um aumento considerável em relação a 2021. “Estamos felizes com o aumento da demanda. Isso mostra que o setor solar está se democratizando cada vez em nosso país” afirmou.
O Sul é a terceira maior em faturamento da Energy Brasil, sendo responsável por mais de 12% dele. O estado catarinense possui atualmente 14 franquias e é responsável por metade do faturamento da região.

Faturamento Energy em 2022
A Energy Brasil anunciou que teve um faturamento de mais de R$ 180 milhões em 2022, um aumento superior a 108% em relação ao ano anterior. A líder em democratização no acesso à energia solar no país projeta que em 2023 tenha um faturamento superior a R$ 400 milhões. Com planos para abrir 72 novas franquias e mais de 100 novas lojas no país inteiro.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp