Férias escolares: oportunidade para cuidar da saúde visual

Por ALINE LOURENçO
3 Min

Férias escolares: oportunidade para cuidar da saúde visual
Divulgação
O período de férias escolares é um bom momento para fazer um check-up dos olhos. Segundo o boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 23 milhões de crianças da sub-região América-B (que inclui Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Venezuela), em idade escolar, têm problemas de refração que interferem em seu desempenho diário (problemas de aprendizado, autoestima e de inserção social).
 

“O desenvolvimento visual das crianças, ou seja, a capacidade plena de enxergar, acontece até os sete anos de idade, portanto, quando uma deficiência visual não é diagnosticada precocemente, há importantes prejuízos no aprendizado, sobretudo na fase da alfabetização”, informa Sarah David Maia, oftalmologista do Instituto de Olhos Minas Gerais (IOMG).
 
A oftalmologista alerta que pais e professores devem ficar atentos aos indícios de dificuldade visual apresentados pelas crianças, como aproximar os olhos de objetos e telas para ver melhor, queixas frequentes de dor de cabeça e dificuldade de aprendizado.
 
A miopia, hipermetropia e o astigmatismo são os erros refrativos mais comuns em crianças, porém a primeira tem despertado mais preocupação. Atualmente, vivemos uma pandemia da miopia, estimulada pelo uso prolongado de telas; a OMS estima que até 2050 o número do grupo etário entre cinco e 19 anos com o problema deve aumentar em 200 milhões no mundo todo.
 
“Cada vez mais cedo, crianças têm apresentado miopia com uma velocidade maior de progressão do grau. A condição é definida quando a imagem de um objeto distante se forma anteriormente à retina e é caracterizada pelo aumento do comprimento axial do olho. O uso excessivo de telas e a consequente redução do tempo ao ar livre propiciam o aumento do comprimento axial do olho, contribuindo para o surgimento da miopia”, elucida a Dra. Sarah David Maia.
 
A boa notícia é que os erros de refração podem ser corrigidos com óculos e o devido acompanhamento médico. “Pais, cuidadores e professores devem estimular o uso e jamais criticar a estética dos óculos, mostrando os benefícios, como a melhora da visão e a capacidade de executar melhor tarefas e brincadeiras do dia a dia”, recomenda a oftalmologista.
 
 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline Beatriz Batista Lourenço
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.