04/05/2023 às 13h28min - Atualizada em 05/05/2023 às 00h06min

FERROVIAS BRASILEIRAS SERÃO CATEGORIZADAS PARA MAIOR EFICIÊNCIA DE PROJETOS, AFIRMA SECRETÁRIO PARA FERROFRENTE

Presidente da FerroFrente se reúne com secretário Nacional de Transporte Ferroviário para discutir melhorias na malha ferroviária brasileira

SALA DA NOTÍCIA Morgana Oliveira
https://ferrofrente.org
Ferrofrente
Na quarta-feira, 3 de maio, o presidente da FerroFrente, José Manoel Gonçalves, se reuniu com o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, para discutir os próximos passos que o governo tomará para aprimorar a malha ferroviária brasileira. Durante a reunião, o secretário expressou sua disposição em ouvir as demandas do setor e buscar soluções com ampla participação. Entre as medidas apresentadas, está a iniciativa inédita de categorização das ferrovias que, segundo o secretário, contribuirá para a eficiência da movimentação de passageiros e cargas no país.

Sobre a categorização das ferrovias, ou a "taxonomia" do setor, Ribeiro disse que a medida poderá garantir que os projetos desenvolvidos levem em consideração as peculiaridades e características únicas de cada região da malha ferroviária. “A iniciativa deve levar a soluções mais eficientes e eficazes que beneficiarão tanto os passageiros quanto o transporte de cargas. Um passo positivo em direção à melhoria da infraestrutura de transporte do país”, destacou o secretário.

O transporte ferroviário de passageiros foi apontado pelo secretário como um dos focos prioritários da atual administração. “Temos expectativas de, em breve, apresentarmos propostas para o país, com  um olhar voltado para a mobilidade de passageiros por meio das ferrovias”, afirmou.

Leonardo Ribeiro anunciou também a criação de uma comissão composta por membros do setor ferroviário e convidou o presidente da FerroFrente para integrar o grupo. De acordo com Ribeiro, a comissão debaterá iniciativas para o setor que se alinhem para atender as necessidades do mercado e da sociedade. 

“O Ministério estuda formas para simplificar e agilizar os processos de concessão de trechos ferroviários, que poderão facilitar a entrada de novos investidores no setor, com a possibilidade de inclusão de projetos de parcerias público-privadas para investimentos em infraestrutura ferroviária”, destacou.

Em resposta a essas iniciativas, José Manoel Gonçalves informou ao secretário que a Ferrofrente estabeleceu um conselho consultivo que está pronto para colaborar com o governo no desenvolvimento de medidas e iniciativas que tragam melhorias para a população e promovam o desenvolvimento do país.

"Estamos alinhados com as iniciativas trazidas pelo governo. A criação de uma comissão para discutir as demandas do setor e a taxonomia das ferrovias são medidas fundamentais para o país e demonstram um comprometimento com a melhoria da infraestrutura de transporte. Nós, da Ferrofrente, estamos prontos para colaborar com o governo e contribuir com nossos conhecimentos e experiência para que essas iniciativas tragam benefícios reais para a população e para o desenvolvimento do país. Acreditamos que o transporte ferroviário de passageiros é uma prioridade que deve ser levada a sério. É importante que o setor e o governo compartilhem dessa visão”, destacou o presidente José Manoel Gonçalves.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp