09/05/2023 às 14h28min - Atualizada em 10/05/2023 às 00h00min

Taxa SELIC 13,75%: saiba como o mercado imobiliário resiste e continua a apresentar bons resultados

saiba como o mercado imobiliário resiste e continua a apresentar bons resultados

SALA DA NOTÍCIA Flávia Sofia
https://cvcrm.com.br/
Banco de imagens

Todo brasileiro minimamente ligado em Economia já ouviu falar sobre a importância do mercado da construção civil para o PIB nacional. O setor imobiliário, que engloba incorporadoras, construtoras, venda e aluguel de imóveis, é um importante termômetro do sucesso da economia nacional. Assim, passado o pico da pandemia da Covid-19, todos os olhos se voltaram para o reaquecimento deste setor, que, mesmo diante de números macroeconômicos desfavoráveis, continua a comemorar resultados.  

No último dia 03 de maio, o Comitê de Política Monetária do Banco Central divulgou a manutenção da taxa SELIC em 13,75% ao ano pela sexta vez consecutiva, índice considerado alto pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), uma vez que a SELIC serve como um guia para a definição das taxas de financiamento imobiliário e preço de materiais de construção, por exemplo. 

A SELIC é a taxa básica de juros da economia, e é utilizada pelo Banco Central como controle inflacionário, servindo também de base para o cálculo da rentabilidade de investimentos. 

Como o mercado imobiliário é considerado um segmento de consumo cíclico na economia, alguns indicadores como a SELIC costumam influenciar significativamente a tônica do próximo período. Por outro lado, mesmo diante da flutuação dos índices, o mercado também é conhecido por criar suas próprias estratégias para continuar gerando resultados.  

Foi o caso do ano passado, quando, mesmo diante da manutenção dos juros altos, o setor fechou o período com números positivos. Em dezembro de 2022 a Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) comemorou um aumento de 11,9% nas vendas, considerado o acumulado do ano, naquela altura, de janeiro a outubro.  

Segundo a ABRAINC, um fator que pôde ser apontado foi a volta do crescimento de postos de trabalho, na ocasião, inclusive, comandada pelo setor da construção civil e incorporação imobiliária, responsável por 11% das novas vagas com mais de 270 mil empregos. 

No ano anterior, 2021, o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) também registrou números positivos para o setor da construção: um crescimento de 9,7%. Na avaliação de um dos maiores especialistas na área da transformação digital no setor da construção, a empresa Softplan, a adoção de novas tecnologias tem papel fundamental no sucesso deste mercado, ainda que enfrente dificuldades externas. 

Segundo dados da Softplan, por meio do Sienge Plataforma, a transformação digital aumentou em 60% a produtividade de construtoras e incorporadoras. Uma mudança de cultura organizacional parece estar em curso entre as empresas do ramo e dá sinais de que, apesar de ser um setor tradicional, o mercado imobiliário tem sentido os resultados reais da ampla produtividade, da otimização de resultados, e da simplificação de processos acarretadas pela digitalização.    

Cenário 2023 

Em janeiro deste ano, a ABRAINC já apontou um crescimento de 7,7% na venda de imóveis no Brasil no acumulado de 12 meses. Um número que passou de 152 mil. Por outro lado, um importante índice que ajuda gestores e compradores a tomarem decisões na área da construção pareceu chamar a atenção para um momento de retração do mercado da construção civil recentemente. 

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC - M) - indicador que capta a evolução de custos de construções residenciais, divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) diminuiu a expectativa de crescimento que era de 2,4% para 2%. 

Acostumado aos índices flutuantes, o setor da construção e incorporação venda e aluguel de imóveis poderá continuar apostando na digitalização do mercado como potencializador de bons resultados. 

Você já conhece o CV CRM?  

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 700 incorporadoras clientes e 155 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e entrega um panorama total da gestão comercial na tela do computador.       

Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, incorporadoras, construtoras e imobiliárias garantem otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp