Trânsito: uma responsabilidade compartilhada 

Caroline Brasil (*) 

Por SALA DA NOTÍCIA Valquiria Cristina da Silva Marchiori
4 Min

Imagine o cenário: final de uma tarde chuvosa no centro de uma metrópole, você ao volante preso no tráfego, com horário para chegar para um evento, com fome, vontade de ir ao banheiro, sem a possibilidade de desvio de rota e se tornando cada vez mais impaciente com os demais motoristas e pedestres ao redor. Só imaginação? Não, essa cena se repete, diariamente, nos centros urbanos e não precisa ser apenas em dias chuvosos ou finais de tarde, o trânsito é um dos maiores desafios enfrentados pelos moradores das grandes cidades. 

Mas de quem é a responsabilidade para essa melhoria? Muitos vão responder que é do gestor público. Concordo, parcialmente. A gestão pública deve estar preocupada em melhorar a infraestrutura física da cidade, possibilitar transporte público seguro e acessível, além de contribuir para a educação no trânsito. Porém, a prefeitura não é a única responsável por um trânsito melhor. Acredito que todos nós, como cidadãos, realmente temos nosso papel nesses casos. 

Vamos a mais um exemplo: você está na portaria de seu trabalho, esperando um carro de aplicativo, porém, como está chovendo, você quer que o motorista pare bem em frente ao prédio, para você não se molhar. Só que para fazer isso, pode ser que o motorista ligue o alerta do carro em uma via rápida, colocando em risco, ele mesmo, você e os demais motoristas. Afinal, o alerta não deve ser ligado para embarque ou desembarque, pois é isso que aprendemos nas autoescolas. 

Já que estamos falando em ligar o alerta, esse é outro ponto que me incomoda no trânsito: tenho percebido cada vez mais, os motoristas ligando o alerta para realizar conversão à esquerda e entrar em uma garagem. Novamente, neste caso, seta à esquerda! É para isso que ela foi desenvolvida nos veículos. E, caso esteja dirigindo, quando um carro liga a seta, você no carro, imediatamente atrás, não precisa rapidamente mudar de pista, sabia? Espere, freie, o carro estaciona ou entra na garagem e você continua a sua viagem. Uma mudança de pista abrupta como nessa situação, gera muitos acidentes, totalmente evitáveis - caso a regra de trânsito, aliada a uns 15 segundos de paciência, tivessem sido aplicadas. 

Segundo estimativas da ONU (2021), mais de 1 milhão e 300 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito. Isso é um número muito alto! Será que alguns destes acidentes não foram originados por um descuido ao parar o carro para embarque ou desembarque? Ou até mesmo pela impaciência e troca de faixa de maneira repentina?  

Vamos contribuir e fazer a nossa parte, tornando o trânsito seguro para todos e lembrando que a legislação deve ser seguida, além de usar corretamente os dispositivos dos automóveis. Tenho certeza, de que assim, a sua viagem será mais segura e a de quem estiver próximo a você também. 

(*) Caroline Brasil é doutoranda em Sustentabilidade Ambiental e Urbana e coordenadora dos cursos de pós-graduação das áreas de Logística, Assessoria, Inovação e Qualidade Uninter. 

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.