09/03/2023 às 15h59min - Atualizada em 11/03/2023 às 00h03min

CCR Aeroportos e Instituto Pegaí Leitura Grátis promovem campanha de arrecadação de livros no Aeroporto Internacional de Curitiba

Parceria visa contribuir com a divulgação do projeto, estimular a arrecadação de obras literárias e fazer a conexão entre livros lidos e leitores sem livros

SALA DA NOTÍCIA Anderson Sousa
Divulgação Instituto Pegaí Leitura Grátis

Incentivar e fortalecer o hábito da leitura na população paranaense e dar um novo final aos livros já lidos por viajantes são os objetivos da parceria estabelecida entre a CCR Aeroportos e o Instituto Pegaí Leitura Grátis, por meio da campanha “Liberte seu livro”, no Aeroporto Internacional de Curitiba. A colaboração disponibiliza pontos de coletas nas áreas de embarque e desembarque do aeroporto para que os passageiros possam contribuir com doações. 

Com o lema “dê um novo final ao livro que você leu”, a ação estimula viajantes a doarem livros, que muitas vezes são adquiridos e lidos durante as viagens e acabam abandonados em casa. Os exemplares doados, que devem ser exclusivamente de literatura, são separados e registrados por voluntários do Instituto Pegaí, que fazem a triagem do material com a classificação de acordo com a faixa etária e o tipo de obra. Na sequência, os títulos serão disponibilizados em estantes do projeto, instaladas em pontos estratégicos em 16 cidades do Paraná. Basta pegar um exemplar emprestado, sem precisar fazer qualquer cadastro, e quando terminar de ler é só devolver em algum dos pontos de coleta.

Os pontos do Pegaí Leitura Grátis estão presentes nos seguintes municípios paranaenses: Arapoti, Campo Largo, Carambeí, Castro, Conselheiro Mairinck, Ibaiti, Ipiranga, Jaguariaíva, Palmeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Quitandinha, Realeza, Reserva, São Mateus do Sul e Vera Cruz do Oeste. No site do Instituto é possível conferir a lista de localizações das estantes.

Na primeira coleta de livros doados no Aeroporto deste ano foram arrecadadas 255 obras. Para facilitar a identificação dos pontos de coleta, o Pegaí instalou novas artes do projeto adesivadas nos espaços disponibilizados pelo Aeroporto de Curitiba.  

A iniciativa faz parte dos compromissos assumidos pela CCR Aeroportos, por meio de sua estratégia de responsabilidade social e sua visão de tornar seus aeroportos agentes de transformação social. “Educação e cultura são pilares sociais da CCR Aeroportos. Essa ação nos ajuda a promover em nossos espaços o hábito da leitura conectado aos hábitos de viagem de nossos clientes - e ainda contribuir positivamente para a sociedade, gerando impacto transformador na vida de leitores sem livros”, afirma Josy Tibério, Gerente Executiva de Comunicação e Responsabilidade Social da CCR Aeroportos.

 

Sobre o Pegaí

O “Pegaí Leitura Grátis” é uma iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, criado em julho de 2013 na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, que em 2015 se formalizou como entidade jurídica: o Instituto Pegaí Leitura Grátis, com a missão de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros. O projeto foi idealizado pelo professor universitário Idomar Augusto Cerutti, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e mantido por um grupo de pessoas apaixonadas por leitura que acreditam que os livros não podem ficar guardados nas estantes, privados de serem lidos. Para isso, a proposta é receber a doação de livros e colocá-los à disposição de novos leitores em locais de acesso público. Atualmente são 66 estantes Pegaí espalhadas em Ponta Grossa-PR e mais 15 cidades. Saiba mais através do site do Instituto Pegaí Leitura Grátis.

 

Sobre a CCR Aeroportos

A CCR Aeroportos, divisão de negócios do Grupo CCR, opera 20 aeroportos no mundo, firmando sua presença em cinco países e nove estados brasileiros. Com a recente expansão a empresa se consolidou como uma das maiores operadoras em número de aeroportos no Brasil. Ao todo administra 17 aeroportos brasileiros: São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, por meio da BH Airport, e o Aeroporto da Pampulha, em Minas Gerais; Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. No exterior, a empresa opera os aeroportos de Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 42 milhões de passageiros por ano.


Informações à imprensa - CCR Aeroportos

LLYC

[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp