Mais 11,5 km de Faixa Azul na Avenida Jacu-Pêssego

Motociclistas ganham mais segurança para transitar na via

Por
3 Min

A Faixa Azul para motos ganhou mais um grande trecho: serão mais 11,5 km na Avenida Jacu-Pêssego. Com o novo trecho, São Paulo atinge 232,7 km de sinalização preferencial para motociclistas, um marco importante no combate a acidentes de trânsito. 

Segundo o Vereador Ricardo Teixeira, Pai da Faixa Azul, essa política pública tem salvado vidas, com redução de até 47% nos óbitos nas vias onde o projeto é implementado. “É mais um projeto Made in Sampa que começou há mais de três anos no corredor da 23 de Maio e hoje chega quase ao extremo da Zona Leste”, destacou. 

O prefeito Ricardo Nunes comemorou o avanço do projeto. “Estamos chegando a 233 km de Faixa Azul, graças à convicção do Vereador Ricardo Teixeira - secretário de Mobilidade e Trânsito à época da primeira faixa azul - e da equipe da CET. Isso aqui é feito por gente da cidade, para salvar vidas”, completou.

A nova extensão da Faixa Azul está dividida em dois trechos: um de 8,5 km entre a Rua América Sugai e a Rua São Francisco do Piauí, e outro de 3 km entre a Rua Adriano Bertozzi e a Rua Zituo Karasawa. Este é o terceiro trecho inaugurado em 2025. Desde janeiro, outros 9 km já foram entregues nas avenidas das Nações Unidas e do Estado. 

Além da Faixa Azul, o prefeito mencionou outras ações voltadas à segurança viária, como o recapeamento das vias, a instalação de semáforos inteligentes – que agora chegam também à periferia – e a melhoria da sinalização horizontal e vertical. “De 1,3 milhão de motos que circulam pela cidade, 700 mil são usadas para o trabalho. Temos a obrigação de garantir segurança para esses trabalhadores que fazem São Paulo girar”, afirmou Nunes.

Motociclistas e representantes da categoria também elogiaram a Faixa Azul. Gerson Silva Cunha, presidente do Sindimoto, destacou que a faixa reduz riscos no dia a dia dos profissionais. Já o motoboy Adriano dos Reis Souza, com 20 anos de experiência, reforçou os benefícios da medida: “A segurança melhorou 100%. A gente se sente mais tranquilo, é bem mais seguro andar no meio dos carros com a Faixa Azul”. 

A iniciativa segue os princípios da Visão Zero e do Sistema Seguro, que entendem que nenhuma morte no trânsito é aceitável e que todo erro humano pode e deve ser mitigado com soluções de engenharia.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.