Visitas a hortas urbanas, rurais, assim como a parques municipais e aulas on-line são as atividades do Rolê Agroecológico: Vivências Pedagógicas para a Educação Alimentar e Nutricional aliada à Educação Ambiental, que a Prefeitura promove até 15 de agosto. Trata-se de um projeto voltado a 450 professores que atuam nas turmas dos 6ºs anos da Rede Municipal de Ensino, voltado à produção sustentável de alimentos e organizado pela Diretoria Regional de Educação (DRE).
As visitas são realizadas em grupos e proporcionam aos estudantes experiências práticas com cultivo, preparo do solo e colheita, além de discussões sobre os sistemas alimentares. Os alunos e professores também têm acesso a uma refeição produzida no local e a kits com alimentos orgânicos ou agroecológicos.
Esta etapa é fundamental para que o projeto alcance seus objetivos: fomentar programas de Educação Alimentar e Nutricional e Sustentabilidade na Rede Municipal, contribuir para a formação integral dos estudantes e fortalecer a cultura da sustentabilidade nas escolas, além de aproximar as unidades educacionais dos produtores rurais e espaços de cultivo.
Impacto
O projeto teve início em 2024 e já impactou cerca de 15 mil alunos e professores de 325 escolas municipais. Durante as atividades, foram distribuídos 18 mil kits agroecológicos — somando 27 toneladas de alimentos — e servidas 15,6 mil refeições aos participantes.