02/07/2024 às 00h05min - Atualizada em 04/07/2024 às 08h06min

Outsourcing de TI e o setor logístico: contratação de terceiros transforma processos

Stephanie Ferreira
Banco de Imagens

Pierre Cunha é Engenheiro Eletrônico com MBA em Tecnologia da Informação e atua como executivo de vendas na QWize

O setor logístico enfrenta desafios contínuos em busca de eficiência e inovação, e isso não é novidade. A complexidade da cadeia de suprimentos exige soluções que otimizem a jornada das entregas, minimizem custos e melhorem a satisfação do cliente. Grandes empresas de logística, como FedEx, Amazon, DHL, UPS e Maersk, investem fortemente em outsourcing de TI, pois a contratação de terceiros para gerir a tecnologia permite que essas empresas se concentrem em suas competências principais enquanto se beneficiam da expertise tecnológica especializada.

Segundo a Deloitte, no relatório “Global Outsourcing Survey 2022”, 70% das grandes corporações no setor logístico já utilizam ou planejam utilizar serviços de TI terceirizados, evidenciando a importância dessa prática para a competitividade e inovação.

O outsourcing de TI acelera os resultados operacionais, alinhando processos às áreas de negócios. Para além de ser uma alternativa de redução de custos, trata-se de uma maneira de agregar valor estratégico às operações logísticas. As empresas que adotam essa prática respondem mais rapidamente às demandas do mercado, melhorando a eficiência operacional e oferecendo um serviço de maior qualidade, devido à ótima compatibilidade entre as soluções tecnológicas e as necessidades do setor.

A tecnologia como um remédio para as dores da logística
A integração de TI com a logística tem se revelado um diferencial estratégico para empresas que almejam manter-se competitivas em um mercado dinâmico e exigente. Enfrentando desafios como a complexidade da cadeia de suprimentos, a necessidade de entregas rápidas e eficientes e a gestão de estoques, a procura por soluções tecnológicas avançadas para otimizar seus processos tem crescido exponencialmente – basta perguntar a qualquer CIO do ramo logístico e ele confirmará essa afirmativa.

A implementação de plataformas avançadas que combinam análise de dados, inteligência artificial (IA) e machine learning preparam o terreno para uma gestão mais inteligente e proativa das operações logísticas. Essas tecnologias proporcionam uma visão abrangente e detalhada de toda a cadeia de suprimentos, resultando em maior transparência e eficiência operacional.

A capacidade de realizar ajustes rápidos e precisos conforme as demandas do mercado é um ponto de extrema importância para manter a competitividade e garantir a satisfação do cliente. Ao transformar dados brutos em insights acionáveis, as empresas de logísticas aprimoram a tomada de decisões, elevando a qualidade do serviço. E é claro que, para isso, precisam investir substancialmente em TI internamente, desenvolvendo infraestrutura e equipes especializadas, ou devem procurar um parceiro de tecnologia no mercado que ofereça a expertise e as soluções necessárias para atender às suas demandas. Atualmente, não há dúvidas de que a segunda opção tem se mostrado mais vantajosa.

Os benefícios estratégicos de delegar as demandas de TI
Uma das principais vantagens do outsourcing de TI é a estrutura mais enxuta e eficiente. Com profissionais especializados atuando junto ao time interno, a empresa de logística pode se concentrar em suas atividades principais, deixando a gestão de TI nas mãos de especialistas. Isso não só reduz custos, mas também aumenta a qualidade dos serviços prestados, uma vez que as empresas terceirizadas possuem vasta experiência e conhecimento em tecnologia.

Delegando as atividades complementares de TI a uma empresa terceirizada, a equipe interna pode se concentrar mais intensamente nas tarefas principais, direcionando seus esforços para o desenvolvimento de estratégias e soluções que agreguem valor à empresa de logística, resultando em uma tomada de decisão mais informada por parte dos gestores.

Outra vantagem é a flexibilidade na qual o outsourcing proporciona. A adoção de novas tecnologias no setor logístico pode impactar diretamente a infraestrutura de TI da empresa. No entanto, com um parceiro terceirizado, a transição para novas ferramentas e sistemas é mais suave e assertiva, o que possibilita uma adaptação mais rápida às mudanças do mercado.

No fim, a combinação de profissionais qualificados e tecnologia de ponta traduz com exatidão o potencial do outsourcing de TI aplicado à logística. Seu apelo é estratégico, pela organização e pelo controle, possibilitando melhores decisões, e pelo operacional, com processos otimizados. Para as empresas, são menos riscos, menos custos e todas as condições desejadas por uma logística que maximize o crescimento do negócio – e não o contrário.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
STEPHANIE FERREIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp